O papel da formação na era pós-pandemia

The Role of Training and Certification in the Post-Pandemic Era The Role of Training and Certification in the Post-Pandemic Era
Peter Teska
Global Infection Prevention Expert
Jul 07, 2020

Com o levantamento gradual do confinamento e das medidas de segurança impostas pela pandemia de Covid-19, as instalações começam a reabrir para um novo normal.  As elevadas expectativas no que respeita à limpeza e higiene criam desafios únicos para as empresas de limpeza e de facility management.

 

Enquanto responsável por uma empresa de limpeza ou de facility management, é essencial formar a sua equipa para conciliar as necessidades de uma limpeza adequada com as práticas existentes. No entanto, existem diversos desafios que irão testar a sua flexibilidade e a capacidade de resposta, nomeadamente cumprir com os contratos anteriormente acordados e, ao mesmo tempo, satisfazer novas expectativas de forma contínua e consistente.

 

A formação é fundamental para o seu sucesso

 

A implementação de uma limpeza reforçada, assim como de todas as outras medidas de saúde pública que lhe estão associadas, requerem algumas mudanças de comportamento dentro da sua equipa. Neste sentido, é fundamental disponibilizar formação adequada e, ao mesmo tempo, garantir que a equipa tem uma clara visão sobre as expectativas.

Inquéritos realizados aos consumidores mostram que existe uma grande preocupação com a infeção Covid-19, sugerindo que organizações que demonstram um compromisso com a segurança pública - e, como resultado, uma ênfase renovada na formação - podem ter um melhor desempenho. Com o público em geral à procura de uma experiência mais segura, é natural que gravitem em torno de instalações que mostram um nível mais alto de compromisso com a sua segurança à medida que o confinamento se levanta.

 

Mudar de práticas

 

Depois de avaliar a forma de implementação das diretrizes associadas à garantia da saúde pública, deverá determinar quais as mudanças comportamentais que espera da sua equipa. Provavelmente, as mudanças nas suas práticas regulares serão significativas, como é o caso do distanciamento social entre colegas de trabalho e outras pessoas.

Um novo cronograma de higiene pode exigir a limpeza de áreas comuns ou superfícies de contacto regular várias vezes ao dia, baseando-se no risco determinado pelo tráfego. Tal situação cria uma diferença nos padrões de trabalho para todos os envolvidos, seja a equipa ou os supervisores, o que pode causar confusão.

 

Recomendações para uma formação eficaz

 

Considere as seguintes práticas recomendadas para o seu programa de formação:

  • Evite inconsistências. Os novos trabalhadores têm um período de experiência com a expectativa de que possam assimilar rapidamente as novas práticas. Quando se trata de estabelecer novos procedimentos de limpeza, é mais complicado para a equipa que tinha hábitos antigos. Assim, é crucial garantir que a equipa entende os requisitos para por em prática um conjunto de procedimentos.
    • A barreira linguística é muitas vezes um obstáculo. Muitos colaboradores de limpeza não são fluentes no idioma do país em que trabalham. Desta forma, deverá garantir que material de treino contém ícones gráficos, demonstrações visuais e vídeos de forma a ser o mais universal possível.
  • Selecione o parceiro de formação adequado. Escolha um parceiro que forneça os principais requisitos para reabrir o seu negócio, incluindo: métodos de limpeza, guias de utilização e vídeos demonstrativos, listas de verificação e documentos de registo. A escolha certa trará segurança à sua equipa no que respeita os produtos envolvidos e à forma eficaz como deverão ser usados. Escolha um parceiro que tenha uma larga experiência e conhecimento sobre os desafios da higiene profissional.
  • Atualize os seus conhecimentos. Neste novo cenário, aprender ao mesmo tempo que temos de ensinar nem sempre é fácil. Nem todos os gestores têm experiência em lidar com o pós-pandemia, o que pode originar uma lacuna de conhecimento. Conte com especialistas em higiene que lhe transmitam não só confiança, mas também as melhores recomendações para o seu negócio. Assim, garante que nos seus planos irão estar incorporadas todas as directrizes estipuladas pelas autoridades de saúde pública.
  • Dê prioridade à flexibilidade e ao feedback. Como a pandemia está em constante evolução, é fundamental estabelecer um processo de comunicação permanente para o treino da equipa. Isto garante que, ao ocorrerem mudanças, estas aconteçam com a menor interrupção possível no processo de formação.
    • Os supervisores também devem ter consciência de que os colaboradores poderão não acertar tudo à primeira. O feedback construtivo ajuda os colaboradores a melhorarem continuamente, Deverá, de igual forma, encorajar a equipa a colocar questões sobre as melhores práticas, ajudando-os a solucionar quaisquer problemas que surjam.
  • Incorpore métodos de avaliação de competências. Os gerentes e formadores devem realizar avaliações práticas para garantir que a equipa compreendeu totalmente a formação. Institua uma avaliação baseada em competências para cada nova prática. Por exemplo, forneça formação sobre o uso de máscara recorrendo a alguém experiente e que possa fornecer feedback sobre o uso correto deste EPI.
    • A formação baseada em competências muda para o novo normal quando começar a incluir métricas de desempenho em torno de práticas como a higiene das mãos, o uso de máscaras, o distanciamento social e a desinfeção de superfícies de contacto regular. Assim, cria capacidade de diferenciação dos seus serviços de acordo com novos padrões de limpeza.
  • Reforce os procedimentos. Para que qualquer procedimento se torne num comportamento padrão, deverá ser reforçado. Estudos apontam para o facto de este ciclo de reforço ser necessário de forma a implementar e internalizar novos comportamentos. A curto prazo, é mais provável que os colaboradores os pratiquem; no entanto, o maior desafio reside no facto de as práticas poderem retroceder. Por isso, a administração deve mostrar o compromisso de responsabilizar os colaboradores.

 

Benefícios da formação adequada

 

Se a sua marca está associada à perceção do seu nível de higiene, então há vantagens em alcançar um desempenho mais consistente de comportamentos essenciais. À medida que as práticas mudam, mais variações no desempenho dos colaboradores podem surgir. Os programas de formação são projetados para ensinar a equipa a realizar tarefas de maneira padronizada com o propósito de reduzir riscos, evitar variações e apresentar os melhores resultados aos clientes.

 

A formação também pode reforçar a importância do bem-estar do colaborador. Funcionários doentes não devem comparecer no local de trabalho, de modo a evitar contagiar os colegas e respetivas famílias. A criação de uma cultura que evolui em torno da saúde ajuda ainda mais a negar os custos iniciais associados à formação, melhorando a produtividade e reduzindo o absenteísmo dos colaboradores. Com a capacidade de aplicação das boas práticas de higiene, os colaboradores tornam-se embaixadores da marca e podem até ajudar a impulsionar novos negócios.

 

Expectativas futuras

 

Os clientes esperam que as empresas de limpeza e de facility management disponham de colaboradores que cumpram rigorosamente as práticas de saúde pública. Por isso, os gestores deverão demonstrar possuir as competências necessárias. A formação adequada é, sem dúvida, uma das principais alavancas para garantir que a sua equipa está a modelar novos comportamentos de forma correta e consistente. É também um elemento essencial para qualquer empresa de limpeza ou de facility management enfrente os desafios do novo normal e, como tal, um componente essencial que contribui para o seu sucesso futuro.

 


 

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