5 tendências sobre a limpeza de pavimentos que deve ter em consideração

Tempo de leitura: 5 min.

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Lawrence Osbourne Diversey
TASKI floor care machines product manager
Nov 10, 2022

O tratamento de pavimentos é uma parte essencial dos serviços oferecidos pelas empresas de limpeza profissional, sendo frequentemente através do estado dos pavimentos que os clientes retiram a primeira impressão das instalações que visitam.

 

Neste artigo, detalhamos 5 tendências que irão ditar o futuro do tratamento de pavimentos na Europa e que qualquer empresa de limpeza precisa de saber.

 

Tendência de limpeza n.º 1: a segurança e a sustentabilidade são pontos desafiantes

 

  • Manter os colaboradores seguros e a trabalhar num ambiente limpo e higiénico já não é uma expectativa, mas sim uma obrigação legal.

  • Os escritórios são parte integrante dos fatores que influenciam a atração e o recrutamento de novos talentos. Por isso, é importante ter uma atenção redobrada com a imagem e a percepção de bem-estar relacionada com as áreas de trabalho.

  • A popularidade dos espaços em open-space ou partilhados tem vindo a aumentar, resultando numa consequente preocupação com as questões relacionadas com a prevenção de infeções, o que requer operações de limpeza especialmente eficazes de forma a salvaguardar os colaboradores.

  • Os colaboradores que realizam tarefas de limpeza têm cada vez mais consciência acerca dos riscos ocupacionais que o seu trabalho acarreta, exigindo produtos, utensílios e máquinas de limpeza mais seguros.

 

A segurança e o ambiente estão intrinsecamente relacionados. Os governos Europeus estão a mobilizar a mudança através da definição de metas para a redução das emissões de dióxido de carbono, apontando para uma emissão de menos 20% até 2025. A Comissão Europeia definiu critérios de contratação pública mais sustentáveis de forma a tornar o acesso à aquisição de produtos e serviços com um impacto ambiental reduzido mais facilitado.

 

Os critérios obrigatórios contemplados no rótulo ecológico Ecolabel da União Europeia para serviços de limpeza interior incluem:

  • Uso de produtos de limpeza com menor impacto ambiental
  • Redução no uso de produtos, incentivando os utilizadores a usar as dosagens corretas e a evitar a sobredosagem
  • Formação das equipas
  • Sistema básico de gestão ambiental
  • Separação e eliminação de resíduos sólidos

 

Já os critérios opcionais contemplam:

 

Tendência de limpeza n.º 2: proporcionar poupança como parte do serviço

 

Os processos de limpeza estão a passar por uma fase de transformação. Hoje em dia, os novos contratos de prestação de serviços requerem frequentemente que possam ser geradas e partilhadas poupanças com o cliente final.

 

No que respeita especificamente ao tratamento de pavimentos, esta exigência está a moldar o desenvolvimento de autolavadoras que permitam a máxima produtividade oferecendo funcionalidades tais como:

  • Tecnologia de pressão de escova inteligente para maior autonomia da bateria
  • Design intuitivo e manobrabilidade para aumentar a produtividade
  • Tecnologias integradas de dosagem de água e produtos químicos

 

Tendência de limpeza n.º 3: a procura por mão de obra qualificada

 

Temos vindo a assistir a uma crescente exigência de resultados rápidos e eficientes no sector da limpeza, aliada a uma preocupação com o desempenho ambiental dos produtos. Tais factos, exigem a contratação de mão de obra mais qualificada. De forma a ser possível providenciar os seus serviços ao mais alto nível, as empresas de limpeza precisam de atrair, de formar e de reter os seus melhores colaboradores.

 

Os fabricantes de autolavadoras estão a desenvolver tecnologias especialmente desenhadas para ajudar a proporcionar a satisfação dos clientes e também para motivar os colaboradores, tais como:

  • Programas de limpeza predefinidos
  • Módulos de formação integrados na máquina
  • Painéis intuitivos

 

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Tendência de limpeza n.º 4: a evolução da digitalização

 

O surgimento de novos desafios, a pressão do tempo e a necessidade de uma produtividade cada vez maior são sinónimos de que as empresas de limpeza estão ativamente à procura de novas tecnologias que lhes possam fornecer uma solução completa. Com tecnologias conectadas à nuvem, os gestores do parque de máquinas podem ter uma visibilidade completa da operação de limpeza, podendo consultar a assiduidade dos colaboradores, a conformidade das operações e fazer um rastreamento completo de ativos, remotamente, 24 horas por dia.

 

Os módulos de telemetria podem mudar drasticamente a forma como as máquinas são mantidas, fornecendo serviços proativos que ajudam a limitar o risco de inatividade através de recursos como:

  • Serviço remoto
  • Registo de histórico de serviço completo
  • Gestão de bateria
  • Serviço preditivo

 

Tendência de limpeza n.º 5: limpeza baseada em dados da própria operação

 

A par com a crescente tendência digital, a indústria da limpeza evoluiu para uma limpeza mais “baseada em factos”. Enquanto a limpeza deveria acontecer seguindo um cronograma e cadência pré-definidos, as operações de limpeza agora podem ser realizadas em áreas identificadas que assim o exijam. Graças a máquinas de limpeza inteligentes e ferramentas conectadas e analíticas, as empresas de limpeza podem saber com precisão que áreas de uma dada instalação requerem limpeza e que tipo de uso é dado a uma máquina específica.

 

O TASKI IntelliTrail 2.0, por exemplo, regista, armazena e comunica vários pontos de dados durante a operação. Com o tempo, combinado com o histórico de serviços e outros conjuntos de dados, as empresas de limpeza podem entender o uso e a operação da sua frota de máquinas, permitindo uma melhor perceção e introdução de mudanças baseadas em melhor informação que, em última análise, levam a um melhor desempenho.


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Referências

Novos critérios de contratação pública mais sustentáveis da Comissão Europeia para serviços de limpeza interior

18 de dezembro de 2018

 

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