À medida que as pessoas se fazem à estrada para ir de férias durante os meses de pico do verão, as lojas de conveniência conhecem um aumento significativo na afluência. De acordo com um estudo norte-mericano de 2018, 37% dos entrevistados afirmaram que um dos seus piores receios quando viajam é não saberem onde parar para encontrar uma casa de banho limpa. Para as cadeias de lojas de conveniência, manter os padrões da marca é essencial para atrair clientes e garantir uma boa experiência. Ter uma loja bem cuidada também é muito importante, dada a crescente relevância das redes sociais, em que as avaliações online negativas se espalham rapidamente e podem ter um impacto negativo no seu negócio. Por último, as lojas de conveniência podem obter inúmeros benefícios com uma limpeza consistente e padronizada.
Para atingir e manter padrões de limpeza que irão contribuir para uma experiência positiva por parte dos clientes, as empresas devem considerar as seguintes sugestões:
- Definir os padrões de limpeza: Primeiro, os responsáveis pela cadeia, juntamente com os parceiros de limpeza devem definir os padrões de limpeza. Por outras palavras, o que é que o retalhista quer que o cliente experiencie ao visitar a sua loja? Os padrões de limpeza devem abranger as principais áreas do espaço que terão maior impacto no comportamento de compra dos clientes (por exemplo, casa de banho, entradas e pavimentos). As lojas de conveniência que disponibilizam alimentos também devem garantir que os balcões, mesas e outras áreas destinadas à utilização por parte do cliente, são mantidas limpas.
- Elaborar um plano de higiene: Ao aconselhar-se com os parceiros para a higiene, os retalhistas devem perceber como atingir o nível desejado de limpeza, ou os padrões da marca, tanto nas diferentes lojas da insígnia como nas diferente secções de cada loja, ao mesmo tempo que apostam na sustentabilidade e na eficiência de custos. O plano de limpeza deve incluir produtos, processos, utensílios e equipamentos cuidadosamente selecionados. Por exemplo, os produtos de limpeza concentrados podem reduzir o desperdício e, ao mesmo tempo, melhorar a limpeza; por sua vez, os utensílios codificados por cores podem ajudar a eliminar a contaminação cruzada entre áreas, como por exemplo casas de banho e restauração. Além disso, criar listas de verificação e calendários de limpeza ajuda a estabelecer e a comunicar claramente os objetivos e a frequência de limpeza, e a garantir que os colaboradores da loja atuam em conformidade.
- Implementar formação: Formar todos os colaboradores de uma só vez e num só lugar não é exequível ao gerir várias lojas em várias cidades. As ações de formação devem ser calendarizadas de forma a garantir que todos os colaboradores que executam tarefas de limpeza têm os utensílios e o conhecimento certos para realizar um trabalho consistente. Além disso, as ações de formação devem centrar-se na diminuição de desperdício e na abordagem de procedimentos e práticas adequadas em segurança alimentar.
- Monitorizar o desempenho da limpeza: As organizações podem validar a limpeza utilizando relatórios de monitorização e executando auditorias internas ou externas. Isto irá facilitar a melhoria contínua dos padrões de higiene e segurança, identificando onde é que os programas de limpeza têm de ser aperfeiçoados e onde deve ser feita uma reciclagem de conhecimento. Com o tempo, à medida que cada loja aperfeiçoa o seu programa de limpeza, a diferença entre as expectativas dos clientes e os resultados de limpeza será menor.
Ao seguir estes quatro passos, as cadeias de lojas de conveniência podem criar e manter uma imagem de marca consistente. Proporcionar aos clientes um ambiente de compras e de refeições limpo e seguro vai ajudar a mantê-los na loja durante mais tempo, assim como a criar fidelização à marca, o que acaba por resultar numa receita superior da loja
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