São muitos os fatores que influenciam a perceção dos clientes aquando de uma estadia num hotel.
Quando entram num quarto de hotel, os hóspedes esperam toalhas e roupas de cama limpas, com cheiro fresco, macias e impecáveis. Se apresentarem sinais de desgaste, manchas ou odor desagradável, contribuirão negativamente para a avaliação geral da estadia. Assim, garantir o tratamento correto e adequado dos têxteis na hotelaria é um fator importante para o grau de satisfação dos clientes.
É portanto de elevada importância assegurar que as várias fases do circuito de tratamento da roupa num hotel são devidamente executadas. O referido circuito compreende os seguintes processos:
1 - Recolha e Transporte da roupa suja
2 - Triagem
3 - Pré-tratamento
4 - Lavagem e Higienização
5 - Secagem e Calandragem
6 - Armazenamento da roupa limpa
Recolha e Transporte da roupa suja
A recolha consiste em retirar a roupa após a sua utilização e colocá-la em recipientes adequados para o transporte até à lavandaria. Muitas manchas resultam do transporte inadequado da roupa. Carrinhos sobrecarregados fazem com que a roupa caia no chão e seja pisada e danificada pelas camareiras ou pelas rodas dos próprios carrinhos. A remoção destas marcas, geralmente de cor cinzenta ou preta, é uma tarefa árdua e com baixa taxa de sucesso.
Triagem
A entrada da roupa na lavandaria é admitida pela zona dos sujos onde é realizada uma triagem com base no tipo de fibra, construção do tecido, cor, tipo e grau de sujidade. Uma correta classificação e separação é a chave para uma lavagem eficaz.
Pré-tratamento
Maquilhagem, tinta do cabelo, sangue, saliva, graxa, são exemplo de sujidades típicas da roupa de um hotel. Para a remoção de uma nódoa têxtil ser bem-sucedida, depende do princípio básico de não permitir que a mesma se fixe. Assim sendo, manchas e sujidades de reconhecida difícil remoção, devem ser tratadas na primeira oportunidade possível, idealmente antes de iniciar o processo de lavagem. O pré-tratamento destas manchas evita a repetição de lavagens, o que promove a economia de água, de energia e de produtos químicos.
O Clax® Magic da Diversey apresenta uma gama abrangente de soluções para remoção da mais diversa tipologia de nódoas:
Clax Magic Protein - Sangue, alimentos e outras nódoas à base de proteínas.
Clax Magic Multi - Para uma grande variedade de nódoas, maquilhagem, tinta ou graxa.
Clax Magic Rust - Nódoas com base de ferro e ferrugem.
Clax Magic Oxi - Nódoas branqueáveis como café, vinho e sumo de fruta.
Lavagem e Higienização
Após a triagem e o pré-tratamento, as peças são carregadas nas máquinas para serem lavadas. A capacidade da carga é sempre definida pelo peso da roupa seca. A quantidade e o peso das peças carregadas nas lavadoras podem ter um impacto extremo na qualidade da lavagem, uma sobrecarga pode resultar numa lavagem pouco eficaz uma vez que não permite a movimentação da roupa dentro da máquina, diminuindo consequentemente a ação mecânica. Por sua vez a carga abaixo dos limites recomendados revela-se pouco eficiente ao nível do custo e da produção, podendo também afetar negativamente o resultado final da lavagem.
Considerando as inúmeras variáveis que influenciam um adequado programa de lavagem (máquinas microprocessadas ou não, produtos químicos, temperaturas, qualidade da água, etc.), é importante assegurar que os mesmos são corretamente elaborados e implementados com vista à obtenção da maior eficiência de lavagem.
Secagem e Calandragem
Na “Zona limpa” é onde se efetua o acabamento final da roupa, (secagem, calandragem e dobragem), o qual varia em função da sua tipologia. Independentemente do método utilizado, a roupa deverá ser tratada logo após a lavagem para evitar o aparecimento de manchas ou odores desagradáveis.
Depois de processada, a roupa deverá ser transportada para a rouparia em carros fechados e diferentes dos utilizados para o transporte da roupa suja.
Armazenamento da roupa limpa
O hotel deverá ter em uso no mínimo três mudas de roupa, de modo a permitir que uma esteja em uso, enquanto a segunda possa estar em processamento na lavandaria e uma terceira na rouparia em descanso. Deste modo, é possível assegurar uma maior longevidade à roupa ao mesmo tempo que se assegura a disponibilidade em quantidade suficiente para as necessidades de bom funcionamento do hotel.
O tratamento da roupa em hotelaria é tanto melhor, quanto maior for a capacidade dos operadores do hotel de colocar em prática todas as fases do processamento da roupa, contribuindo positivamente para a experiência do hóspede e para a sua fidelização.