Lista de verificação para a reabertura de instalações

 

Ready for Reopening Blog Ready for Reopening Blog
Diversey Logo
Aug 26, 2021

Muitos países, territórios e regiões estão a preparar-se para reabrir os seus negócios, apesar da ameaça do novo coronavírus. Embora os proprietários de empresas estejam ansiosos para receber os clientes de volta, estão também cautelosos, para o poder fazer com segurança e eficácia.

 

A pandemia tornou consumidores e colaboradores hipersensíveis à limpeza das instalações e à higiene das mãos. As empresas têm agora de abordar estas preocupações e seguir as melhores práticas de saúde pública para garantir o sucesso a longo prazo.

 

Preparar a reabertura

 

Quer supervisione um restaurante que fechou temporariamente ou um hotel que sofreu uma imensa queda nas reservas, as tarefas devem ser realizadas para receber as pessoas de volta às suas instalações com segurança.

 

As práticas seguintes irão tornar o processo mais fácil:

 

  • Planeie da melhor maneira a reabertura.
    • Tendo em linha de conta a data de reabertura, crie um plano de forma a concluir as tarefas necessárias antes dessa data e certifique-se de que o seu cronograma é realista. Se os clientes visitarem uma instalação recentemente reaberta que não tenha as práticas de saúde pública adequadas, isso irá gerar publicidade negativa significativa.

 

  • Reveja o stock atual de produtos de limpeza, de utensílios e de equipamentos.
    • Irá precisar de um stock reforçado de produtos, portanto, trabalhe com um distribuidor ou fabricante que possa fornecer o stock de produtos de que necessita. Além disso, confirme se está a usar produtos com eficácia virucida, incluindo vírus encapsulados como o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, e se tem utensílios eficazes para os aplicar, como panos de microfibra. Garanta também o stock necessário de EPI para os seus colaboradores, incluindo as máscaras, que são de uso obrigatório.

 

  • Dê formação aos colaboradores.
    • Os trabalhadores devem ajustar-se aos novos requisitos em relação à limpeza e isso pode refletir-se nos horários e escalas de serviço, já que pode incluir chegar mais cedo para terminar a limpeza antes do horário de abertura, participar na medição da temperatura corporal antes de iniciar um turno e ficar até mais tarde para realizar uma limpeza mais completa ao final do dia. Reveja todas as novas práticas de saúde pública com os colaboradores, incluindo aquelas relacionadas com a limpeza e higiene das mãos, de forma a confirmar se entendem como limpar corretamente.

 

  • Faça uma limpeza completa e torne-a rotineira. 
    • Embora não haja uma definição padrão do termo “limpeza profunda”, a sua instalação precisa de passar por uma limpeza completa antes de reabrir, o que inclui todas as superfícies de contacto frequente, como maçanetas, mesas, teclados e ecrãs táteis. De seguida, crie um plano para repetir a limpeza e desinfeção durante o horário de funcionamento e reveja este plano conforme for necessário.

 

  • Instale doseadores de desinfetante para as mãos e toalhetes desinfetantes.
    • Proporcione aos clientes acesso a toalhetes desinfetantes e doseadores de desinfetante para as mãos, especialmente perto de pontos de contacto frequente como botões de elevadores, portas de entrada e caixas registadoras. Estas soluções oferecem a garantia adicional de que as instalações dão prioridade à saúde e à segurança e ajudam a reduzir ainda mais a disseminação de microrganismos.

 

  • Implemente medidas de distanciamento social.
    • Há uma variedade de medidas a considerar para criar distanciamento social. Por exemplo, pode instalar divisórias de acrílico nas zonas de caixa ou nos balcões de check-in. Além disso, pode manter limites rígidos de ocupação, removendo mesas e cadeiras para criar distanciamento social e cumprir as normas definidas pelo governo e pelas autoridades de saúde.

 

  • Comunique os processos e as precauções.
    • Deixe claro aos colaboradores e aos clientes o que está a fazer para os proteger. Pode fazê-lo por meio de e-mails, redes sociais e posters impressos colocados nas paredes. Assim, ajudará a diminuir o medo e garante que todos sabem o que se espera deles. Por exemplo, partilhe quais os produtos que está a usar para desinfetar e com que frequência faz a limpeza. Informe os clientes sobre o uso de máscaras e como podem contribuir para a redução da propagação de microrganismos.

 

Estratégias para a equipa

 

Além de rever a lista de verificação acima, também deve destacar novas medidas de saúde e segurança para a equipa, tais como:

 

  • Lavagem recorrente das mãos - Muitos restaurantes implementaram requisitos em relação à lavagem das mãos tocando uma campainha a cada 30 minutos que relembra os colaboradores de o fazer.

 

  • Uso de equipamentos de proteção individual (EPI) - Certifique-se de que os trabalhadores sabem usar EPI, como máscaras faciais e luvas descartáveis. Os colaboradores devem usar um novo conjunto de luvas ao limpar diferentes áreas, como casas de banho e salas de refeições.

 

  • Distanciamento físico - Existem medidas que pode seguir para manter os colaboradores seguros enquanto trabalham. Use fita adesiva para marcar os espaços de trabalho designados nas cozinhas, faça turnos com menos trabalhadores e relembre os funcionários que devem respeitar o distanciamento social mesmo nos intervalos, nas casas de banho e em todos os locais das instalações.

 

A nova forma de fazer negócios

 

Após o fecho generalizado devido ao coronavírus, algumas empresas estão a adotar medidas para reabrir as portas. No entanto, a forma de estar nos negócios alterou-se no pós-pandemia. Tanto os colaboradores como os clientes têm expectativas mais altas em relação à limpeza e à higiene das instalações. Ao considerar a lista de verificação acima, detalhe estratégias para a sua equipa, pois eles podem ajudar na preparação da reabertura e contribuir para o seu sucesso.

 

Saiba mais sobre o como deve proceder para a reabertura do seu negócio

 

A Diversey pode ajudá-lo a criar o ambiente mais seguro para seus colaboradores e clientes. Entre em contacto com a Diversey pelo telefone 21 915 7000, fale com o seu representante Diversey ou preencha o formulário de contacto em baixo para saber mais sobre os produtos e os procedimentos adequados para a limpeza e desinfecção.