Garantir a reputação da marca através da limpeza

Ensuring Brand Protection through Cleaning Ensuring Brand Protection through Cleaning
Edwin Van Der Heijden
Vice President of Hospitality & Food Service North America
May 31, 2023

Apesar de os clientes de restaurantes não poderem ver a olho nu os riscos microbiológicos, formam rapidamente uma opinião sobre a limpeza de uma empresa com base no que observam, cheiram, sentem, provam e ouvem. Bancadas visivelmente sujas, casas de banho com cheiro desagradável e pavimentos pegajosos são apenas algumas das situações que podem impedir os clientes de regressar a um restaurante.

 

A limpeza e a desinfeção regulares protegem clientes e colaboradores, mantendo superfícies e equipamentos em bom estado de conservação e preservando a qualidade dos alimentos a servir. Ao seguir uma rotina de limpeza, os restaurantes contribuem para que o cliente deseje voltar a repetir a experiência. Caso contrário, surgirão críticas negativas e aumentará o risco de surgimento de toxinfecções alimentares que poderão levar ao encerramento dos estabelecimentos.

 

Manter as Cozinhas Limpas

As cozinhas profissionais enfrentam os seguintes riscos:

  • Contaminação de superfícies de contacto direto com alimentos, incluindo áreas de preparação e de armazenamento de alimentos
  • Colaboradores que não cumpram práticas de higiene pessoal, como mãos e unhas sujas
  • Contaminação de superfícies de contacto indireto com alimentos, como por exemplo ralos
  • Presença de microrganismos

 

Os colaboradores devem utilizar um desinfetante compatível e seguro em superfícies em contacto com alimentos e registado nas autoridades competentes (Direção-Geral de Alimentação de Veterinária - DGAV). No caso de produtos contendo cloro, por exemplo, estes são eficazes na eliminação de microrganismos mas, no entanto, não devem ser utilizados em alguns tipos de superfícies, como ligas leves ou equipamentos de corte. Os restaurantes também devem utilizar um sistema de doseamento fiável, de preferência com uma plataforma de diluição para garantir a concentração adequada do detergente / desinfetante e as doses corretas para limpeza / desinfeção.

 

A higienização deve ser feita várias vezes ao dia, não apenas enquanto procedimento de final de dia. Deve-se desinfetar as superfícies de contacto com os alimentos entre a preparação dos diferentes tipos de alimentos, como frango e legumes crus. Seguir estes protocolos vai ajudar a reduzir a acumulação de bactérias e a possível contaminação cruzada.

 

Corrigir os Erros nas Casas de Banho

Entre os fatores que podem aumentar os riscos microbiológicos nas casas de banho, encontramos:

  • Falta de desinfeção, ou procedimento incorrecto, o que permite a contaminação cruzada e disseminação de doenças
  • Fornecimento inadequado de sabonete ou de toalhetes de papel, o que desincentiva a lavagem das mãos
  • Temperaturas inadequadas da água e baixo fluxo de água, o que inibe a higiene adequada das mãos
  • Salpicos de água, que podem levar a acidentes provocados por quedas

 

Os colaboradores devem limpar as casas de banho com desinfetantes que não sejam nocivos, tanto para colaboradores como para clientes, que não prejudiquem as superfícies, que tenham tempos de atuação realistas e que sejam compatíveis com os utensílios de limpeza. Certifique-se de que efetua a operação de cima para baixo, começando com paredes e espelhos, desinfetando depois as superfícies de toque frequente, como maçanetas de portas e dispensadores de toalhetes, seguido das loiças e torneiras e, finalmente, os pavimentos. Intensifique a limpeza nos horários de maior pico e nas épocas de potenciais surtos, como na altura da gripe.

 

Salvaguardar a sua imagem de marca

Com o foco na higiene, os restaurantes podem assegurar uma experiência positiva e fidelizar clientes. Apesar de as cozinhas e casas de banho serem áreas de particular importância, também é essencial garantir que as entradas e as salas de refeições estejam imaculadas.

 

Para ter a certeza de que os colaboradores seguem os procedimentos certos, trabalhe com um parceiro experiente que, para além de desenvolver consigo um programa abrangente de segurança alimentar, lhe dê orientação, formação e aconselhamento, tanto a si como à sua equipa. Com a formação adequada, os colaboradores saberão o que limpar, como limpar e quando limpar, preparando-se para os desafios da higiene e da segurança alimentar.

 

Para saber mais sobre uma higiene eficaz nos espaços de restauração, conheça as nossas soluções para a higiene das cozinhas  e das casas de banho.