Em média, os custos de mão de obra dos restaurantes representaram um terço do total. E, apesar de o valor da mão de obra ter aumentado, é cada vez mais difícil para os restaurantes encontrarem pessoal qualificado. Com muitos estabelecimentos a quererem evitar aumentar o preço dos menus para suportar salários mais altos, é necessário encontrar outras maneiras de gerir custos.
As boas práticas que se seguem vão ajudar a sua empresa a criar uma cultura que valoriza a limpeza:
- Crie uma base sólida com a abordagem “certo à primeira”. A abordagem “certo à primeira” é simples: implica ensinar os colaboradores a seguir procedimentos operacionais standard, para que tenham de ser feitos apenas uma vez. Se as instruções não forem seguidas, existe a possibilidade de ser necessário dedicar horas extra de mão de obra para corrigir a limpeza. Ao tornar a sua equipa mais produtiva, pode reduzir despesas excessivas relacionadas com a mão de obra.
- Utilize os produtos químicos corretos e um sistema fiável. Ter os produtos químicos certos e a concentração adequada é essencial para uma limpeza eficiente. Os produtos químicos devem ser utilizados na diluição adequada, para garantir a melhor performance de limpeza. Para deixar de adivinhar a medição e a diluição adequada, instale sistemas automáticos de diluição de produtos no seu restaurante, de forma a que os funcionários possam preparar pulverizadores e baldes de maneira fácil e rápida. Isso não só irá tornar a limpeza mais eficiente, como também reduzirá o desperdício de produtos químicos e os custos associados.
- Verifique se as máquinas de lavar loiça estão a funcionar com o máximo desempenho. As operações de lavagem de loiça têm um grande impacto nos resultados finais. Temperatura, tempo, produtos de limpeza e características mecânicas necessitam do equilíbrio adequado para reduzir a repetição da lavagem, prolongar a vida da sua máquina e reduzir avarias. Trabalhe com um fornecedor de confiança para garantir que a sua máquina está sempre a funcionar com a máxima eficiência.
- Garanta a existência dos produtos e utensílios necessários em stock. Para executar as suas tarefas de limpeza, os seus funcionários necessitam de fácil acesso a produtos e utensílios de limpeza. Verifique regularmente o seu stock para garantir que artigos essenciais, como produtos químicos, panos de microfibras com código de cores e pulverizadores, estão em boas condições.
Para reduzir a pressão sobre os seus lucros, as estratégias acima relacionadas com a limpeza e a higiene são um bom ponto de partida. Não só irão otimizar a sua abordagem à limpeza para ajudar a reduzir custos, como também irão garantir que o seu restaurante dá prioridade à saúde e à segurança dos clientes, além de protegerem a reputação da sua marca.
Para saber mais sobre produtos e serviços que promovem a limpeza no seu restaurante entre em contacto com um representante da Diversey.