Um hóspede que frequenta habitualmente hotéis, uma das primeiras coisas em que repara num quarto é a roupa de cama, dos lençóis e almofadas às toalhas de banho. Se apresentarem sinais de desgaste, manchas ou um odor desagradável, tal contribui negativamente para a impressão geral do hotel. Um estudo da Metabolic demonstra que uma roupa de qualidade pode contribuir entre 5 a 20% para as classificações de satisfação do cliente.
O estudo concluiu também que, ao longo de um ano, um hotel com 120 quartos pode gastar cerca de 55.000€ em lavandaria, 25% dos quais na aquisição de roupa. A redução de custos operacionais no sector da hotelaria pode ser um grande desafio, mas há maneiras de os hotéis poderem poupar. A roupa pode ter uma vida mais longa se os hotéis tomarem opções corretas no que respeita ao processo de compra e de cuidado da roupa.
Ao comprar roupa nova, os hotéis podem aumentar a satisfação do cliente, reduzir os custos operacionais e de mão-de-obra e aumentar o seu compromisso com a sustentabilidade. Para isso, é importante seguirem estas dicas:
- Escolher roupa de maior durabilidade. Algodão 100% orgânico tem maior durabilidade e é preferido pela maioria dos clientes. Como pode ser reciclado em média 2 a 4 vezes, reduz as emissões de GEE e os resíduos em aterros, poupando dinheiro e o planeta.
- Evitar roupa feita de algodão cultivado com utilização de grandes quantidades de inseticidas e pesticidas. O algodão não orgânico consome até 24% dos inseticidas do mundo e 11% dos pesticidas, tornando-se uma colheita de elevado impacto. O algodão orgânico, em alternativa, é mais ecológico e deve ser a escolha dos hotéis, sempre que possível.
- Adquirir tecidos de áreas com baixo stress hídrico. As culturas têxteis ocupam 2% das terras agrícolas, mas são responsáveis por 20% da utilização da água destinada à agricultura. Examinar a origem da roupa ajuda os hotéis a garantir que as suas roupas foram adquiridas com responsabilidade.
- Troca do processo de fabrico. No fabrico de toalhas, por norma, é usado o processo de tecelagem. Contudo, a utilização do método de produção de tecidos de malha, permite uma redução de utilização de energia até 15%, podendo também resultar em tecidos mais macios e respiráveis, preferidos pelos clientes.
- Garantir que a roupa é branqueada com ozono durante o fabrico. A maioria das roupas é branqueada com produtos químicos tóxicos, o que contribui para a poluição ambiental, o desperdício de água e as emissões de GEE. O branqueamento com ozono durante o processo de fabrico produz uma cor branca viva e não é tóxico, proporcionando aos hóspedes uma opção segura e ecológica.
A seleção adequada de tecidos é o primeiro passo para prolongar a vida útil das roupas. De seguida, os hotéis devem considerar dicas para os cuidados adequados com a roupa, incluindo:
- Implementação de um programa de lavagem a baixa temperatura. Estas soluções de lavagem a baixa temperatura, como o Clax® Advanced, reduzem o consumo de energia e água e o desgaste das roupas e fazem as nódoas desaparecer. O programa prolonga a vida útil da roupa em 30% ou mais.
- Seguir a abordagem “certo à primeira”. Quando a roupa é lavada corretamente à primeira, com os programas de lavagem e procedimentos corretos, os hotéis reduzem a necessidade de lavar novamente a roupa. Isto ajuda a aumentar a produtividade do trabalho e a reduzir significativamente a utilização de energia e água.
- Introdução de novas políticas e práticas de lavagem têxtil, para funcionários e hóspedes. Quando as políticas e práticas de lavagem são melhoradas, é importante dar formação aos funcionários sobre o novo método para garantir que a roupa é tratada corretamente. Também é vital informar os hóspedes sobre as políticas ambientais do hotel e pedir a sua cooperação quando forem implementadas novas práticas de lavagem, para que entendam quando a roupa será substituída.
- Reciclagem. No que respeita ao algodão 100% orgânico, os hotéis podem reciclar ou trabalhar com terceiros para compostagem dos têxteis usados, o que ajuda o ambiente e a reputação do hotel.
Se um hotel está à procura de maneiras de reduzir as suas contas de água e de energia ou aumentar os índices de satisfação dos hóspedes, a compra inteligente e o cuidado com as roupas podem ajudá-los a atingir os seus objectivos.