A Solenis concluiu a aquisição da Diversey por 4,6 mil milhões USD

Jul 05, 2023

O negócio junta dois líderes da indústria em mercados adjacentes e altamente complementares

WILMINGTON, Del. (EUA) – A Solenis, fabricante líder de produtos químicos especializados utilizados em indústrias com um elevado consumo de água, concluiu a aquisição anunciada previamente da Diversey Holdings, Ltd., com efeito a partir de 5 de julho. A transação foi realizada totalmente em numerário e tem um valor de negócio de cerca de 4,6 mil milhões USD. A Diversey é um fornecedor líder de tecnologias e soluções de higiene e limpeza e prevenção de infeções.

Com esta aquisição a Solenis expandiu-se e é agora uma empresa com atividade em mais de 130 países, com 71 fábricas e mais de 15 000 colaboradores. Com sede em Wilmington, Delaware, a Solenis foi adquirida pela Platinum Equity em 2021. A Bain Capital, o acionista maioritário da Diversey, vai deter uma participação minoritária na Solenis como consequência desta transação.

"Esta fusão torna a Solenis numa empresa mais diversificada com uma escala significativamente maior, um alcance global mais amplo e a capacidade de oferecer um conjunto centralizado de soluções que respondem à procura dos clientes e se dedicam globalmente a questões de gestão da água, da limpeza e da higiene", referiu John Panichella, CEO da Solenis. "Juntos, temos uma base sobre a qual podemos continuar a impulsionar as nossas sólidas parcerias com os clientes, a inovação de vanguarda e os serviços que oferecem valor aos clientes para promover a trajetória de crescimento intensivo da Solenis. Com o apoio continuado da Platinum Equity, estamos confiantes de que iremos maximizar as oportunidades promissoras do futuro."

Panichella declarou que a adição da linha de tecnologias e produtos de higiene e limpeza da Diversey ajuda a criar oportunidades de vendas cruzadas que farão da Solenis um parceiro ainda mais valioso para os seus clientes. "Agora temos capacidades consideravelmente melhores para ajudar os nossos clientes a enfrentar desafios críticos de sustentabilidade, reduzir o seu impacto ambiental e ajudar a criar um mundo mais limpo e seguro", afirmou Panichella.

"Esta é uma oportunidade transformadora para reunir duas empresas inovadoras, que há mais de 100 anos desenvolvem, cada uma delas, soluções para muitos dos desafios mais urgentes do mundo", afirmou Jacob Kotzubei, copresidente da Platinum Equity. "Ao unir forças, ocupam uma posição mais vantajosa para acelerar o ritmo do progresso numa gama mais ampla de mercados de destino de elevado crescimento."

"Estamos entusiasmados com a criação de uma plataforma maior e mais ampla que permitirá à Solenis ter ainda mais oportunidades de crescer futuramente de forma orgânica e através de aquisições adicionais nos mercados principais e adjacentes", acrescentou Nathan Eldridge, diretor-geral da Platinum Equity.

Consultores

A BofA Securities, a Goldman Sachs e a Piper Sandler atuaram como consultores financeiros da Solenis na transação. A Gibson, Dunn & Crutcher LLP prestou aconselhamento jurídico e a Willkie Farr & Gallagher LLP disponibilizou um consultor de financiamento por dívida à Platinum Equity e à Solenis. A BofA Securities e a Goldman Sachs lideraram o financiamento por dívida para a aquisição.

Sobre a Solenis

A Solenis é um fabricante líder global de produtos químicos especiais, direcionado para o fornecimento de soluções sustentáveis para indústrias com um elevado consumo de água, incluindo os mercados de consumo, industrial, institucional, alimentos e bebidas, bem como água para piscinas e spas. Detida pela Platinum Equity, a carteira de produtos da empresa inclui uma vasta gama de produtos químicos para o tratamento de águas, auxiliares tecnológicos, aditivos funcionais e produtos de limpeza e desinfeção, bem como sistemas de monitorização e controlo de última geração. Estas tecnologias são utilizadas pelos clientes para melhorar a eficácia operacional, aumentar a qualidade dos produtos, proteger os ativos das fábricas, minimizar o impacto ambiental e criar ambientes mais limpos e seguros. Com sede em Wilmington, Delaware, a empresa possui 71 fábricas localizadas estrategicamente em todo o mundo e emprega uma equipa de mais de 15 000 profissionais em 130 países de seis continentes. A Solenis foi reconhecida como uma Empresa Com Melhor Gestão dos EUA em 2023.

Para obter mais informações sobre a Solenis, visite www.solenis.com ou siga-nos nas redes sociais.

Sobre a Platinum Equity

Fundada em 1995 por Tom Gores, a Platinum Equity é uma empresa de investimento global com aproximadamente 36 mil milhões USD de ativos sob gestão e uma carteira de cerca de 50 empresas operacionais que prestam serviços a clientes de todo o mundo. A Platinum Equity é especializada em fusões, aquisições e operações (uma estratégia de marca registada a que chama M&A&O®). Adquire e gere empresas numa vasta gama de mercados empresariais, incluindo fabrico, distribuição, transporte e logística, aluguer de equipamento, serviços de metais, meios de comunicação e entretenimento, tecnologia, telecomunicações e outras indústrias. Nos últimos 27 anos, a Platinum Equity concluiu mais de 350 aquisições.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Solenis