A verificação da limpeza em hotéis

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Peter Teska
Global Infection Prevention Expert
Mar 23, 2022

À medida que as restrições impostas pela pandemia de Covid-19 são levantadas pelos governos em todo o mundo, a indústria hoteleira enfrenta a perspectiva da reabertura para um novo normal muito diferente daquele a que estamos habituados. Manter os hóspedes longe das operações diárias de limpeza sempre foi um elemento-chave para este sector. É um motivo de orgulho profissional e parte da magia necessária para proporcionar aos hóspedes uma experiência de hotel perfeita. No mundo pós-pandémico, esta premissa alterou-se por completo.

 

Não importa o quão rigoroso era o seu anterior plano de higiene, pois atualmente irá necessitar de realizar uma limpeza e uma desinfeção regulares e completas ao longo do dia para satisfazer as elevadas expectativas no que à limpeza diz respeito. A sua nova abordagem deverá ser realizada de forma clara para garantir a todos que está a fazer de tudo para manter um ambiente seguro e higiénico.

 

Considerações sobre a limpeza de um hotel

 

Independentemente de o seu hotel ter ou não fechado durante o confinamento, deverá ter a certeza de que é seguro. Assim, deve realizar uma limpeza profunda das instalações, de cima para baixo, incluindo todas as superfícies e objetos - com ênfase especial nas superfícies de contacto frequente. No entanto, e antes de mais nada, necessita de ter os produtos de limpeza e higiene corretos.

 

Há várias coisas a serem consideradas ao selecionar os produtos, incluindo:

 

  • Eficácia e tempo de contacto: Para garantir a conformidade da operação, use desinfetantes com eficácia comprovada contra vírus encapsulados como o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. Produtos com menor tempo de contacto - um minuto ou menos - dão maior garantia de eficácia uma vez que as superfícies deverão permanecer molhadas durante o tempo de contacto necessário. Tecnologias como o Peróxido de Hidrogénio Acelerado (AHP), tendem a ser mais seguras e eficientes do que outras existentes.

 

  • Impacto nas superfícies e nas pessoas: Certifique-se de que os produtos não só inativam os vírus e eliminam as bactérias e os fungos, mas também são suaves para as superfícies e seguros para a equipa e para os hóspedes. O AHP atinge o equilíbrio de maximizar a eficácia enquanto minimiza a toxicidade, decompondo-se em água e oxigénio poucos minutos após o uso.

 

  • Teor de álcool: mãos limpas ajudam a manter as superfícies mais limpas. A percentagem de álcool no desinfetante para as mãos é a chave para a sua eficácia e a sua escolha deverá recaír num produto com eficácia comprovada de acordo com as normas EN e aprovado pelas autoridades. Use desinfetantes com mais de 70% de teor de álcool para garantir uma eliminação mais rápida e eficaz.

 

  • O seu fornecedor: É importante usar apenas produtos registados e de um fornecedor experiente e credível. Além de sugerir os produtos apropriados, um fornecedor de higiene confiável pode oferecer conselhos e orientações para o seu programa de limpeza. Não compre produtos sem eficácia comprovada ou de uma fonte desconhecida.

 

Um olhar profundo sobre as melhores práticas de higiene

 

Assim que estiver seguro de que tem as soluções certas, envolva todo o pessoal no processo de limpeza profunda, incluindo o pessoal da cozinha e o de manutenção. Primeiro, dê formação específica sobre a limpeza reforçada de modo a garantir que é consistente com os protocolos a seguir. Como parte desta formação, também deverá instruir a equipa sobre os protocolos, se surgir um caso de Covid-19.

 

Aproveite para definir e planificar as melhores práticas para cada área do edifício, incluindo lobby de entrada, áreas públicas, quartos de hóspedes, restaurantes e bares, espaços de lazer e negócios e lavandaria. Por exemplo, assegure a desinfeção de pisos, paredes e tectos e limpe as alcatifas.

 

As cozinhas e os locais de refeição envolvem procedimentos específicos de limpeza profunda. Limpe todas as superfícies, quer tenham ou não contacto com alimentos, com especial atenção às áreas tocadas com frequência. De seguida, verifique se o equipamento de lavagem de loiça atinge as temperaturas de operação adequadas e usa a dosagem correta de produtos químicos.

 

Para além disso, analise o seu processo de lavandaria para garantir a conformidade com a higiene e, ao mesmo tempo, otimizar o uso de recursos como água, produtos químicos e energia. De seguida, lave as capas dos colchões, roupas de cama e cortinas.

 

Tornar visível o invisível

 

Limpar corretamente já não é suficiente; deve tornar visíveis os processos que antes eram invisíveis. Procedimentos de limpeza que teriam sido ocultados, para não afetar negativamente o descanso e a experiência do hóspede e colocar em risco a reputação da sua marca, agora devem estar em destaque. Tomar precauções extra mostra aos hóspedes e colaboradores que a segurança deles é sua prioridade.

 

Incorpore as seguintes práticas recomendadas para melhorar a limpeza e aumentar o nível de segurança sentido pelos hóspedes:

 

  • Garantir a conformidade: Os membros da equipa devem cumprir as medidas básicas de proteção recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que inclui higiene das mãos, distanciamento físico, evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca, praticar a higiene respiratória e seguir as indicações de ficar em casa e procurar atendimento médico apenas se surgirem sintomas.

 

  • Praticar o distanciamento social: é essencial compreender e seguir as regras de distanciamento social delineadas pelas autoridades de saúde. Avalie riscos específicos e estabeleça distâncias seguras em toda a sua unidade. Certifique-se de que a equipa e os hóspedes são notificados sobre quaisquer alterações nos requisitos. Como a manutenção do distanciamento social não será possível continuamente, solicite à equipa o respeito pela obrigatoriedade do uso de máscaras e defina uma rotina para a substituição das mesmas. 

 

  • Implementar limites claros no número de pessoas presentes em cada área do hotel. Os limites devem ser consistentes com o distanciamento social. Distinguir rotas de entrada e de saída é essencial para promover a segurança. Altere o layout de todas as áreas comuns - incluindo receção, restaurantes e bares - para garantir um ambiente seguro.

 

  • Promover a higiene das mãos: Uma higiene das mãos eficaz é a mais importante medida individual que a sua equipa e os seus hóspedes podem tomar para prevenir a disseminação de microrganismos. Isto significa desinfetar regular e cuidadosamente as mãos com um desinfetante aprovado ou lavá-las com água e sabonete. Doseadores com desinfetante para as mãos e toalhetes desinfetantes devem estar acessíveis em todos os pontos de contacto comuns em corredores, elevadores e entradas.

 

Manter um ambiente seguro e acolhedor

 

O mundo da hotelaria mudou radicalmente. A implementação de um programa de higiene rigoroso, suportado por uma comunicação clara e inclusiva - com os produtos certos e o apoio contínuo do seu fornecedor - é necessária para atender ao novo padrão de limpeza. Para impulsionar a melhoria contínua, deve monitorizar regularmente a conformidade com os principais procedimentos e avaliar a satisfação, qualidade e segurança do hóspede. Tais ações ajudarão a otimizar as suas práticas de limpeza e higiene e a reduzir os riscos de contaminação cruzada.

 

Adicionalmente, é importante mostrar aos colaboradores que se preocupa com a motivação e o bem-estar da equipa. Informe os trabalhadores sobre todas as avaliações de risco e medidas corretivas em vigor que visam proteger a sua saúde. Capacite-os para as suas tarefas diárias, fornecendo procedimentos operacionais aprimorados e guias, o treino necessário, os produtos necessários e as respetivas instruções de utilização, os EPI adequados  e o fácil acesso a kits de derrames de fluidos corporais.

 

Com uma definição cuidadosa sobre o tipo de produtos que a sua unidade usa para manter a limpeza e a higiene das mãos, a compreensão de toda a equipa relativamente aos procedimentos de atendimento ao cliente e um compromisso deliberado com padrões de segurança reforçados e visíveis, o seu hotel terá uma maior possibilidade de alcançar sucesso no futuro.

 


 

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