Aeroporto de Granada

O Aeroporto de Granada utiliza a tecnologia SmartView™ para revolucionar as operações de limpeza e os relatórios.

Aeroporto de Granada Aeroporto de Granada

Desafio

O Aeroporto Federico García Lorca Granada-Jaen, mais conhecido como Aeroporto de Granada, fica no coração da Andaluzia, em Espanha, e é a porta de entrada para a histórica Granada, assim como para os seus municípios vizinhos, para milhares de passageiros, em negócios ou lazer, que chegam de todo o mundo.

 

O aeroporto, controlado pela AENA, o organismo público espanhol que detém e opera a maioria dos aeroportos de Espanha, subscreve os serviços da Interserve, um cliente daDiversey .  A Interserve é conhecida como uma das principais empresas de serviços e de construção do mundo, pelas suas competências de limpeza e manutenção.

 

“No aeroporto de Granada, a Interserve é responsável pela manutenção de todas as áreas comuns, executando tarefas de limpeza diárias e regulares”, explica Noelia Martin, Técnico-Lean na Interserve. “Para a AENA, a administradora do aeroporto, o objetivo final é que tudo esteja limpo e arrumado, para que os passageiros considerem o aeroporto agradável e confortável”.

 

Para garantir que as operações de limpeza e manutenção no Aeroporto de Granada estão a ser assumidas com rapidez e eficácia, a Interserve produz relatórios sobre a conclusão de todas as tarefas, enviando-os à AENA. Anteriormente, estes registos de serviço eram feitos manualmente e em papel, uma tarefa que consumia muito tempo e desperdiçava a utilização de recursos. A Interserve queria uma maneira mais rápida e automatizada de produzir os seus relatórios de serviço, de forma a demonstrar com clareza o seu real valor à AENA.

 

Além disso, na sua procura  interminável por uma maior eficiência, a Interserve queria garantir que os seus processos de limpeza fossem o mais eficientes possível. Isto incluía a análise de rotas de limpeza em todo o aeroporto e a sua otimização para garantir que os produtos de limpeza fossem o mais eficazes possível.

 

Solução 

A Interserve adotou o módulo SmartView™ Time and Task da Diversey para uma solução automatizada. SmartView™ faz parte da plataforma Internet of Clean da Diversey, que interliga as máquinas e outros dispositivos inteligentes de modo a obter uma ampla visão dos equipamentos, consumo e operações. A SmartView™, uma plataforma exclusiva e integrada, fornece monitorização e gera relatórios em tempo real, permitindo uma análise abrangente das tarefas de limpeza, assim como a digitalização dos dados de maneira simples e eficaz.

 

“Para melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços de empreiteiros, temos o SmartView™”, explicou Fabian Olivier, consultor SmartView™ na Diversey. “SmartView™ é uma plataforma baseada na nuvem, que ajuda a controlar diferentes pontos, como atividades não produtivas ou a qualidade, por exemplo. Para mim SmartView™ é a derradeira solução, a melhor solução do mercado para impulsionar a produtividade, a eficiência e a melhoria contínua da qualidade”.

 

Com SmartView™, a equipa de limpeza do aeroporto de Granada utiliza um leitor RFID portátil para digitalizar um rótulo discreto, fazer “check-in” e “check-out” ao iniciar e após a conclusão de todas as tarefas diárias. Também podem utilizar os scanners para relatar tarefas excepcionais ou inesperadas e, sempre que ocorre um incidente, um supervisor é avisado de imediato por mensagem de texto.

 

Todos os dados recolhidos são enviados para a Interserve praticamente em tempo real e todos os meses são agrupados; relatórios digitais analisando o trabalho realizado, processos e outros indicadores-chave das operações são compilados e enviados para a AENA, cuja informação mostra o valor real e imediatamente quantificável.

 

Além disso, ao utilizar estes relatórios, a Interserve pode analisar facilmente a produtividade e implementar rapidamente melhorias, como alterações nas rotas dos produtos de limpeza ou formação de produtos de limpeza específicos, para tornar os processos de limpeza no aeroporto de Granada mais eficientes. Assim, a Interserve pode elevar os padrões qualitativos gerais, ao mesmo tempo que reduz o custo total do sistema de limpeza e higiene.

 

“A Interserve decidiu adotar o SmartView™ para que pudéssemos fornecer relatórios adequados à AENA sobre todas as tarefas. Também podemos relatar incidentes específicos registados pela nossa equipa de limpeza, o que dá uma impressão muito mais profissional da Interserve”, afirmou Noelia Martin. “O nosso cliente aprecia o SmartView™ porque permite-nos mostrar gráficos e relatórios e mostrar todo o trabalho que estamos a realizar, agregando valor aos nossos serviços”.

 

A solução também recebeu ótimas críticas da equipa de limpeza na linha de frente. Maria Del Mar Martin, Responsável pela limpeza no Aeroporto de Granada, Interserve, declarou: “Agora que temos o SmartView™, trabalhamos melhor. O SmartView™ é muito fácil de utilizar, basta digitalizar um rótulo para podemos gravar o trabalho que estamos a realizar”.

 

"Estou satisfeito por termos uma ferramenta que nos permite parar de utilizar papel e, ao mesmo tempo, que nos permite ver os resultados reais das nossas operações", acrescentou Francisco Laguardia, supervisor da Interserve no Aeroporto de Granada.

 

Resultados

A adoção de SmartView™ revolucionou as operações de limpeza e de relatórios. no Aeroporto de Granada. “Recomendaria o SmartView™ porque oferece às empresas de limpeza e manutenção a oportunidade de otimizar rotas de limpeza e atribuir tarefas aos funcionários, além de oferecer um melhor serviço ao cliente”, concluiu Noelia Martin.

 

Como oAaeroporto de Granada percebeu claramente, a adoção de uma solução da  Diversey fornece-lhes uma solução de limpeza mais eficiente, que também utiliza recursos de maneira mais inovadora e menos dispendiosa. O tempo dos seus funcionários deixou de ser gasto em tarefas que agora são automatizadas, já não precisam de preencher relatórios em papel que serão descartados quando o período do relatório terminar. Os resultados são, literalmente, claros, num ambiente aeroportuário mais limpo e agradável para todos os envolvidos.