Numa viagem, encontram-se inúmeros focos de contaminação. Estes podem estar presentes nos puxadores das portas dos carros de aluguer ou dos táxis, nos tabuleiros dos aviões ou até mesmo nos comandos das televisões dos hotéis. Os casos de gripes e constipações aumentam especialmente nos meses de outono e inverno, podendo rapidamente estragar uma viagem de negócios ou umas férias. Assim, é da responsabilidade do hotel oferecer aos hóspedes e aos colaboradores um ambiente limpo, para limitar a ocorrência e o impacto de infeções.
Na Diversey, desenvolvemos soluções para o controlo e a prevenção de infeções que ajudam a manter a satisfação e a fidelização dos hóspedes, atraindo novos clientes através de recomendações. A prevenção adequada de infeções também promove a saúde dos membros da sua equipa, essenciais para o seu sucesso.
Ao seguir um conjunto de boas práticas de prevenção de infeções, a sua equipa pode manter o ambiente limpo e, ao mesmo tempo, reduz a probabilidade de ocorrerem surtos que contribuem para quebras na produtividade e podem estragar viagens de negócios ou de lazer.
Para impedir a propagação dos vírus da gripe e de constipações, os hotéis devem considerar as seguintes estratégias de prevenção e controlo de infeções:
Prepare-se antes de ocorrer um surto.
Reúna uma equipa para identificar e colmatar possíveis falhas na capacidade de resposta da sua unidade a desafios específicos, como um surto de gripe. De seguida, tome medidas, como o armazenamento extra de soluções para a prevenção de infeções. Crie materiais de comunicação que fiquem bem visíveis no caso de um surto para informar os hóspedes e os colaboradores dos comportamentos que devem adoptar.
Incentive a higiene adequada das mãos.
Certifique-se de que o seu staff compreende a importância da lavagem frequente das mãos. Caso a água e o sabonete não estejam disponíveis, pode ser utilizado um desinfetante para as mãos como alternativa. Mantenha sempre disponíveis sabonete e toalhas de papel nas casas de banho perto do lobby, restaurante e piscina, de forma a promover a higiene das mãos entre os hóspedes.
Escolha os produtos certos.
As suas instalações devem ter produtos de limpeza, desinfetantes e utensílios, como panos e pulverizadores, acessíveis e prontamente disponíveis. Como os desinfetantes exigem um tempo de contacto específico para eliminar os microrganismos, escolha produtos com tempos de contacto mais curtos para garantir maior eficácia e permitir a sua utilização rápida no dia-a-dia. Os desinfetantes devem ser eficazes contra os microrganismos mas suaves para as superfícies e seguros para os utilizadores. Muitas instalações estão a recorrer a detergentes desinfetantes Oxivir, desenvolvidos com tecnologia AHP® (Peróxido de Hidrogénio Acelerado), que agem rapidamente contra um largo espectro e contêm um ingrediente ativo que se decompõe em oxigénio e água, reduzindo o impacto ambiental.
Implemente práticas e rotinas de limpeza.
Siga as práticas recomendadas pela Diversey sobre os métodos a serem utilizados, as superfícies ou os equipamentos a serem limpos/desinfetados e a ordem pela qual essas áreas devem ser limpas. Como algumas superfícies são tocadas por várias pessoas, a equipa deve estar atenta a focos de contaminação nos comandos das televisões, interruptores de luzes, telefones, torneiras de casa de banho e maçanetas. Os micróbios podem surgir em superfícies menos óbvias, como baldes de gelo, menus nos quartos ou secadores de cabelo. Implemente práticas de limpeza para áreas como receções, casas de banho públicas, ginásios, etc.
Proporcione aos seus hóspedes a estadia relaxante e segura que desejam. Ao seguir as práticas acima recomendadas, a sua unidade está no bom caminho para proporcionar um ambiente mais limpo, receber boas críticas e aumentar o número de reservas.