Manter a cozinha limpa para promover a segurança alimentar

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Deniz Alpaslan Head Shot
Senior Director - Marketing
May 31, 2023

É seguro afirmar que nenhum proprietário de um restaurante quer que os seus negócios sejam implicados num surto de doenças de origem alimentar. Ainda assim, todos os anos, 48 milhões de pessoas sofrem intoxicações alimentares, 128.000 são hospitalizadas e 3.000 morrem, de acordo com as estimativas dos Centros de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC). Com mais de 250 doenças de origem alimentar, é crucial que os restaurantes tomem todas as medidas possíveis para garantir que as cozinhas estejam limpas e os alimentos a ser servidos estejam em conformidade e deliciosos.

 

Manter os Padrões de Limpeza e Higiene

Em primeiro lugar, é importante trabalhar com um parceiro completo na área de higiene, para apoiar o seu negócio de restauração. O seu parceiro na área da higiene deve oferecer uma solução completa e integrada, contendo desde produtos químicos a máquinas, utensílios, tecnologia e consultoria, para elevar a fasquia em matéria de segurança alimentar.

 

É também necessário incorporar as seguintes práticas recomendadas:

  • Ser criterioso ao selecionar os produtos de limpeza. A limpeza e higienização eficazes removem a sujidade, bactérias e outros microrganismos, reduzindo o risco de contaminação cruzada. Os restaurantes devem usar produtos e utensílios que proporcionem resultados superiores de limpeza, incluindo desinfetantes, desengordurantes e outros detergentes para as superfícies. É também importante ter em consideração a dosagem recomendada e o tempo de contacto necessário para eliminar microorganismos nocivos. Menor tempo de contacto pode ajudar a melhorar a produtividade e a conformidade da limpeza e desinfeção.
  • Criar um plano que especifique a frequência com que é realizada a limpeza. A contaminação cruzada é um problema muito comum nos restaurantes. As superfícies de contacto com alimentos incluem qualquer superfície dos equipamentos aos utensílios, nas quais os alimentos podem tocar durante o processo de confeção. A implementação de um processo fácil de seguir que discrimine as responsabilidades de limpeza e higienização, faz com que os colaboradores saibam facilmente o que limpar e com que frequência o fazer.
  • Reforçar práticas com formação. Frequentemente, os casos de doenças de origem alimentar resultam do facto de os colaboradores não seguirem os procedimentos adequados. Assim, é fundamental que todos os colaboradores saibam como manipular adequadamente os alimentos, limpar e higienizar as superfícies e manter a higiene das mãos. A realização de sessões de treino ou formação para os colaboradores ajuda a otimizar a operação, diminuir o nível de risco e aumentar a consistência dos resultados.
  • Aproveite o poder da tecnologia. Pratos, utensílios e copos devem estar limpos, para reduzir o risco de contaminação. Hoje, existem soluções inteligentes de lavagem de loiça que permitem aos gestores de restaurantes supervisionar, à distância de um clique, este processo e garantir que os parâmetros de conformidade são cumpridos. Com informações disponíveis em tempo real e aconselhamento pró-ativo de manutenção, os gestores de restaurantes podem ter as máquinas de lavar loiça a funcionar corretamente e reduzir os custos associados de água, energia, produtos de limpeza e mão de obra.

 

Segurança Alimentar de Excelência

Manter limpa a cozinha de um restaurante é essencial para reduzir o risco de doenças de origem alimentar e manter a satisfação dos clientes. Um fornecedor fiável de soluções completas não só aumentará a segurança alimentar, como também a eficiência operacional, a sustentabilidade e a experiência geral do cliente. Além disso, ao seguir as práticas recomendadas, os restaurantes podem garantir adotam metodologia adequada e que esta é seguida pela equipa.

 

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